Por que a energia solar revolucionou o agronegócio?
A luz do sol é uma fonte de energia solar praticamente infinita, que por bilhões de anos vem sustentando a vida em nosso planeta. As inovações tecnológicas do último século nos deram um poder que apenas as plantas tinham antes: transformar diretamente essa energia em nosso benefício.

Os painéis fotovoltaicos, instalados em telhados ou estruturas próprias, geram eletricidade a partir da luz e do calor do sol, sendo assim, transformando-os em diferença de potencial e tensão elétrica. Portanto, empresas e residências podem aplicar essa tecnologia extremamente versátil para diferentes propósitos.
Ela possibilita o uso da energia elétrica resultante para alimentar qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, proveniente de uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável.
O Brasil tem uma incidência solar muito favorável para o uso desse tipo de tecnologia, bem como propriedades agrícolas de todos os portes, portanto, é natural que o agronegócio seja um dos maiores investidores nessa tecnologia.
Mais de 1,6 milhões de sistemas estão instalados em todo o país, um número que hoje é responsável pela produção de mais de 23,9 Gigawatt de potência.
Individualmente, produtores experimentam até 95% de economia em suas contas elétricas. Um número impressionante, que no mínimo deve colocar qualquer produtor sério para pensar na própria produção. Confira abaixo algumas das áreas em que a energia solar revolucionou o agro.
A energia solar na sua produção
Existem duas aplicações de sistema fotovoltaico: on grid e off grid. No on grid, a propriedade e o sistema estão conectados à rede elétrica, e a energia produzida é transformada em créditos da concessionária ao consumidor. Sendo assim, os créditos podem ser utilizados para abater valores de quaisquer contas da mesma concessionária que estejam inscritas sob o mesmo CPF ou CNPJ.
No off grid o sistema é autônomo; não é conectado à malha elétrica e depende de baterias para uso durante as noites e dias nublados.
Agricultura de precisão
A eletricidade é indispensável para o funcionamento das torres de comunicação, sensores, equipamentos de GPS, e demais eletrônicos necessários à agricultura de precisão.
Bombeamento de água
É impossível realizar qualquer produção agrícola ou pecuária sem água. Assim, muitas vezes é necessário recorrer ao bombeamento, e as bombas, motores e cortadores não funcionam sem eletricidade.
Ventilação de aviários e currais
Proprietários de granjas e currais sabem o calor que essas estruturas produzem, e o gasto elevado nos equipamentos de ventilação e resfriamento imprescindíveis à produção. A necessidade de climatização constante é um grande dreno de eletricidade, e a energia elétrica é excelente para suavizar o gasto.
Produção de laticínios e carnes
Cercas elétricas para o manejo do rebanho, ordenhadeiras, tanques de resfriamento, frigoríficos e máquinas de processamento são equipamentos com alto consumo elétrico, que também ficam à mercê das oscilações da rede elétrica da região. Portanto, investir em energia solar é uma maneira de proteger sua produção e economizar muita com eletricidade.
Secagem e armazenamento de grãos
O processo de secagem a que são submetidos os grãos antes de sua armazenagem, bem como os equipamentos de monitoramento e processamento da produção, também são grandes consumidores de eletricidade que podem se beneficiar de um sistema fotovoltaico.
Quer saber mais como a energia solar pode revolucionar o seu agronegócio?
Entre em contato com a LAN EVO e tire todas as suas dúvidas.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais LAN EVO.