5 dicas de segurança para as crianças na internet
A internet possibilitou às pessoas se conectarem entre si, agilizar o trabalho e compartilhar conhecimento, mas também trouxe riscos.

Assim como no mundo real, a internet tem seus cantos sombrios, por onde criminosos lidam com tráfico, violência e abuso de vulneráveis. Por isso separamos 5 dicas de segurança para as crianças na internet.
1 – Cuidado com o que compartilha
A internet está cheia de notícias falsas, e é muito importante questionar as informações e checar as fontes antes de compartilhar qualquer coisa. Esse é um conselho que vale não só para os pequenos, mas para todo mundo, em geral, mas o cuidado com o que compartilhamos vai muito além disso.
É importante explicar aos pequenos que dados pessoais são sensíveis e devem ficar longe da internet, para que não sejam aproveitados por criminosos e pessoas mal-intencionadas. Também é importante explicar que a Internet é para sempre, e por isso é importante cuidar para não publicar coisas ofensivas, com potencial para prejudicar relações no presente ou no futuro.
Com isso, você consegue melhorar a segurança para as crianças na internet.
2 – Horários de acesso
As crianças de hoje estão constantemente expostas a telas, então é importante regular o tempo delas na internet para evitar excessos.
Crie uma agenda de horários em que é permitido usar computadores e celulares, e imponha limites. Não é saudável que uma criança passe o dia na frente de um computador.
3 – Acompanhamento de adultos
Acompanhe o uso que seus pequenos fazem da internet. Uma boa dica para facilitar o monitoramento é manter os aparelhos eletrônicos em ambientes comuns, onde eles não poderão se isolar. Atente às atividades das crianças e com quem interagem.
4 – Atenção aos conteúdos
Além das aulas online, as crianças também entram em contato com outras plataformas, e por isso é muito importante monitorar os conteúdos que consomem.
Existem muitos canais educativos no Youtube, por exemplo, mas também existem muitos criadores de conteúdos que não tem compromisso com uma educação adequada ou com o pensamento critico, e que podem influenciar seus pequenos de maneiras inadequadas.
É possível restringir o acesso a alguns sites, mas ainda assim é importante monitorar o histórico de navegação nos dispositivos que as crianças usam eventualmente.
Ao se deparar com conteúdos suspeitos e impróprios, é hora de utilizar a próxima dica e assim garantir a segurança para as crianças na internet.
5 – Conversas francas
Proteger as crianças não significa proibi-las de acessar a internet. Muito pelo contrário, o que é proibido causa curiosidade.
Converse muito francamente com suas crianças sobre uma navegação segura, sobre não conversar com estranhos, sobre pessoas mal-intencionadas e os riscos que representam para a segurança de sua família.
Nesse momento, tratar seus pequenos como adultos, sem omissões, julgamentos e mentiras, é importante para construir confiança em sua família e aumentar a segurança de todos que você ama.
Quer saber mais sobre segurança para as crianças na internet?
Nossa equipe pode te ajudar entre em contato AQUI.
Siga a LAN EVO nas redes sociais, e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia.